Os 3 principais motivos para conhecer o Vale do Café

O Vale do Café é composto por 15 municípios localizados ao Sul do estado do Rio de Janeiro. No século 19, especialmente na década de 1860, a região era responsável por cerca de 75% da produção cafeeira do Brasil. Assim, colocava o país como líder de exportação do produto. Como resultado, o vale gerou riquezas e, ali, fazendas grandiosas foram construídas pelos conhecidos barões do café.

Os casarões históricos, hoje, são grandes pontos turísticos da região. A preservação da estrutura das fazendas permite uma verdadeira viagem no tempo. Esse é um dos atrativos que vamos citar ao longo deste texto, no qual você vai conhecer os três principais motivos para conhecer o Vale do Café. Confira:

1.     Turismo histórico-cultural

Quando falamos em turismo histórico-cultural, é preciso levar em conta o patrimônio cultural presente no conjunto de monumentos históricos. Além disso, é fundamental observar as manifestações artísticas de culturas passadas e como tudo isso faz parte do dia a dia das pessoas que ali vivem. Como citado, a preservação de lugares, como as fazendas e as igrejas, é responsável por manter a identidade do Vale do Café.

 

 

Assim, com as visitas, é fácil resgatar a história do Brasil cafeeiro. Os passeios turísticos propõem o total contato com a natureza e dão uma ideia de como era a vida em outro século. Bom, e por falar em natureza, vamos à nossa próxima razão:

 

 

 

2.     Contato com a natureza

Belas paisagens não faltam nas cidades que compõem a região. Alguns pontos turísticos, como o jardim ecológico Uaná Etê, proporcionam conexão surpreendente com a natureza. São, ainda, ideais para recarregar as energias. O parque fica a 15 minutos de Vassouras, considerado um dos principais munícios do Vale do Café.

As praças arborizadas são perfeitas para caminhadas, exercícios e até meditação. Aqui, no Vassouras Eco Resort, prezamos muito por esse contato com o meio ambiente. Afinal, é o que nos traz benefícios físicos e mentais.

3.     Gastronomia e música

Em Vassouras e em outras cidades da região, acontecem eventos famosos pelos atrativos musicais e, claro, pela boa comida. Um dos principais é o Festival Vale do Café, que acontece anualmente. A programação é composta por apresentações que têm como objetivo misturar ritmos e tendências. As atrações contam com os mais diversos gêneros musicais.

Durante o festival, há, ainda, cursos orientados por grandes mestres de música para pessoas de todas as idades. Todos oferecidos de forma gratuita. O cenário é clássico: o evento acontece nas praças públicas, nas igrejas e também nas fazendas.

 

 

Ficou com vontade de visitar o Vale do Café? Conheça nossos pacotes especiais e descubra por que o Vassouras Eco Resort é o lugar ideal para se hospedar e aproveitar ao máximo os benefícios da região.